segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Sociedade Egípcia


Caracteriza sumáriamente a Sociedade Egípcia referindo as funções de cada grupo social e indicando os Privilegiados e os Não Privilegiados.

4 comentários:

  1. O faraó era o rei a família real ajudava pois podia dar indicções,os funcionários mais importantes trabalhavam para o faraó vestindo-o dando-lhe comida e preparando-a os escribos eram os que sabiam ler e escrever e cobravam os impostos os nobres eram convocados para serem chefes de exercito também havia os artesãos que faziam cerâmica o povo e por fim os escravos que provavam a comida do faraó para ele saber que não estava envenenada.

    ResponderEliminar
  2. João Tiago:A sociedade Egipcia está divida nos previligeados que sao o Faraó , os escribas, os sacerdotes ,os nobres e os Não previligeados são os camponeses , os artesãos e os escravos.O Faraó e o que tem 0 poder absoluto , os nobres adamistram terras e sao generais de guerra, os escribas sao os crobadores de impostos , os sarcedotes são os que temo os que fazem o culto aos deuses, os camponeses são os que cultivam, os artesãos são os que frabicam as joias e as armas e os escravos sao es que vão para a guerrae ,provam a comida do Faraó para ver se nao está envenenada , eles são como cobaias.

    ResponderEliminar
  3. A sociedade Egípcia Antiga estava dividida em dois grupos: Priviligiados e Não-Priviligiados. No grupo de Priviligiados, por ordem decrescente de importância, havia o faraó, a família do faraó, os nobres e sacerdotes, os altos funcionários e os escribas.
    Faraó - Era o rei que mandava em tudo.
    Familia do faraó - Era a família do faraó.
    Nobres- Possuiam terras e bens.
    Sacerdotes - Faziam o culto aos deuses.
    Altos funcionários - Pessoas de confiança que faziam tudo o que o faraó queria.
    Escribas - Pessoas que sabiam ler, escrever e contar. Eram cobradores de impostos.

    No grupo de Não-Priviligiados, por ordem decrescente de importância, havia os camponeses e artesãos e escravos.
    Camponeses - Eram pessoas que se dedicavam à agricultura e à produção de alimento.
    Artesãos - Dedicavam-se ao artesanato.
    Escravos - Eram forçados a trabalhar nas grandes construções, como as pirâmides, por exemplo.

    ResponderEliminar
  4. Teresa Sioares:No grupo não privelligiado estam: os escravos, camponeses, comerciantes, artesões.No grupo dos priveligiados encontram-se: os escribas, os nobres ( que inclui a família real), os altos funcionários e os sacerdotes. Este grupo devido a sua riqueza e inportância tinha alguns privilégios entre eles não pagar impostos.
    As funções:
    .Camponeses- Era os agricultores, quem criava o gado e ajudavam durante as cheias na construção das pirâmides e faziam outros trabalhos para o faraó.
    . Artesões- Faziam teceidos ( teccelagem), joias para o faraó, cestos, obejectos de barro,..
    . Comerciantes- Realizavam o comércio entre o Ejipto e outros povos através do Nilo e do Mediterrânio. Eram eles que importavam e exportavam os pordutos.
    . Escravos- Eram tratados a baixo de cãos,não eram considerados seres Humanos mas sim objectos que falam. Ajudavam nas construções das pirâmides e também podiam ser os provadores da comida do faraó para ver se esta não tinha veneno.
    . Escribas- Eram os únicos que sabiam ler e escrever e por isso eram eles que tratavam dos impostos, que escriam e anotavam o que é que cada pessoa tinha a pagar e podiam decedir, caso uma pessoa não os pagasses se era chicoteada ou mosta, por isso eram temidos pelo povo.
    . Sacerdotes- Estes eram os homens que contactavam com os deuses, que realisavam cerimam mónias para louvá-los,que lhes levavam comida e perfumavam-nos.
    nobres- Eram pessoas com muito dinheiro, entre eles a família real, também podiam ser membros com altos cargos no exército, como comandantes e tenentes.
    .Altos funconários- Eram homens de grande confiança do faraá, entre eles incluia-se o ministro que ajodava o faraó a admistra o reino e outros funcionários que tinham cargos importantes como a proteção do faraá.
    Faraó- Era o rei absoluto, considerado um deus vivo, uma divindade. Tinha o poder da política, da justiça, do reino, do exército (era o comandante do exército, o distribuidor das riquesas, o adminidtrador do justiça). Tinha o poder sobre tudo e todos e ninguém o podia contestar.

    ResponderEliminar