sábado, 16 de janeiro de 2010

As Cidades-Estado na Grécia Clássica


A Grécia Clássica era formada por Cidades-Estado independentes que se governavam a si próprias.
Apresenta razões que expliquem essa situação.

5 comentários:

  1. Como a Grécia era muito montanhosa, tornava-se difícil viajar de uma cidade para a outra, por isso, começaram a existir as cidades-estado.

    Maria Manuel :D

    ResponderEliminar
  2. Era difícil as várias cidades se comunicarem, por isso, criaram-se cidades-estado, que eram independentes umas das outras, mas unidos por vários factores e por pertencerem ao mesmo país.
    Algumas cidades-estado até eram rivais.

    Beatriz Nogueira 7ºano nº4

    ResponderEliminar
  3. A Grécia era muito montanhosa e muito difícil de viajar de população par população, e isso levou a um espírito de independência entre os gregos. Isso levou à formação das cidades-estado, cidades que tinham as suas próprias regras e podiam ser tanto monarquia como democracia. Exemplos são Esparta(monarquia) e Atenas(democracia), que eram rivais. Apesar disto, os gregos estavam unidos pela religião lingua, costumes e jogos do Olimpia.
    Se alguém de outra cidade-estado entrasse numa vizinha era considerado estrangeiro(meteco) não podendo possuir terras(podiam ter negócios). Tinham de cumprir serviço militar e pagar impostos.
    Rafael Ramos nº22 7ºA

    ResponderEliminar
  4. Como a Grécia era muito montanhosa, tornava-se difícil a comunicação entre as cidades e de viajar de uma cidade para a outra , por isss formaram-se cidades-estado.
    Algumas cidades até faziam guerra como Atenas e Esparta
    João Tiago 7º ano nº11

    ResponderEliminar
  5. Pode-se dizer que: Grécia=Montanhas+Montanhas; e que por isso os povos de antigamente tinham muita dificuldade em comnicarem entre eles e de estabelecerem laços e ligações, tornando-se assim impossível haver só um rei para governar todo o povo grego. Então cada população começou-se a tornar independente e a governar-se a si própria, formando-se assim mini-países,as cidades-estados ou pólis. De cidae-estado para cidade-estado tinha-se um tipo de governo e leis diferentes e uma pessoa que passa-se de uma pólis ara outra era considerada estrangeira.
    Teresa Soares, Nº 27 7º

    ResponderEliminar